
29 set Suplementação de Lactentes no Atendimento Pediátrico
A suplementação é uma terapia preventiva de extrema importância para prevenir carências provenientes da alimentação ou exposição solar. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que seja suplementado ferro, vitamina A e vitamina D.
Ferro: Deve-se administrar 1-2 mg/kg/dia em casos profiláticos do 3º mês de vida até 2 anos de idade e 3-5 mg/kg/dia em casos confirmados de Anemia Ferropriva.
Vitamina A e D: É recomendado que no parto a mãe receba a megadose de vitamina A. Não se chegou a um consenso em relação a utilização de 0-6 meses de vida em regiões com hipovitaminose A de forma preventiva em lactentes no cenário em que as mães não tenham recebido a megadose no parto. A partir do sexto mês o lactente deve suplementar pela megadose de vitamina A de 200.000 U.I de 0-12 meses e 400.000 U.I de 12-72 meses ofertada pelos postos de saúde. Já a vitamina D só será necessária sua suplementação a partir do sétimo dia de vida com 400 U.I. ao dia em crianças de 0-12 meses e 600 U.I ao dia em 12-24 meses.
Pode-se optar, avaliando a necessidade, iniciar a partir do sétimo dia de vida a suplementação de AD-til® (2.500 U.I. de vitamina A e 500 U.I. de vitamina D em 2 gotas ao dia) até o sexto mês de vida. Nesse caso, como contém ambas as vitaminas, não será necessário iniciar a suplementação única de Vitamina D.

Interno de Medicina, Universidade São Lucas.